Quem somos

Criada em 1987, a Fundação Ormeo Junqueira Botelho – FOJB é representada pelos seus equipamentos culturais nas cidades de Cataguases e Leopoldina, Minas Gerais.

Foi referência na produção audiovisual, na Zona da Mata Mineira, e na difusão em todos os demais segmentos culturais nos municípios atendidos pelo Grupo Energisa.

A FOJB fomenta a diversidade e preservação do patrimônio material e imaterial da Zona da Mata Mineira com ações e iniciativas embasadas em pesquisa e conservação, que proporcionam experiências diversas com a participação da comunidade para educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimento.

Os equipamentos culturais da FOJB utilizam exposições permanentes e a tecnologia como instrumentos de inclusão, sempre salvaguardando o patrimônio material e imaterial da região e oferece programação majoritariamente gratuita.

Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho

Inaugurado em 2009, o belo casarão, localizado no Centro de Leopoldina, Minas Gerais, possui arquitetura inspirada na casa do filme “E o Vento Levou de 1939”.

Além da sala de leitura, o espaço recebe oficina de arte, lançamento de livro, exposição artística, sarau, feira cultural, contação de histórias e outras apresentações artísticas em seu amplo jardim.

Na Casa de Leitura possui o Memorial Ormeo Junqueira Botelho, que homenageia o patrono da Fundação Ormeo Junqueira Botelho.

Museu Energisa

Inspirado na art nouveau, o casarão abriga o Museu Energisa e está localizado em uma das principais avenidas do Centro de Cataguases, Minas Gerais. Anexado ao Anfiteatro Ivan Müller Botelho e próximo ao Centro Cultural Humberto Mauro.

O Museu Energisa possui acervo dedicado à memória da Companhia Força e Luz Cataguases-Leopoldina até se tornar no Grupo Energisa.

Os visitantes conhecem a história da energia elétrica que chegou na Zona da Mata Mineira, em 1908, e sobre a importância do Grupo Energisa no desenvolvimento da região.

Possui a sala Cineclube Stella Pérez Botelho que recebe, por meio de agendamento, grupos interessados em sessão de filme e roda de conversa com temas socioeducacionais.

Contexto Histórico

O primeiro projeto realizado pela Fundação Ormeo Junqueira Botelho – FOJB, fora de Cataguases, foi a criação do Museu Delmiro Gouveia, em 1989, em Alagoas, com a colaboração técnica da Fundação Nacional Pró-Memória e da Rede Ferroviária Federal.

Em 1998, a FOJB inaugurou o Anfiteatro Ivan Muller Botelho. Palco de grandes eventos musicais, o espaço está ligado à manutenção e restauração arquitetônica da cidade que se divide entre o período clássico e modernista.

Em 1999, a FOJB atuou em outras cidades da área de atuação da empresa Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina, atualmente, Grupo Energisa, com as “Usinas Culturais”.

A primeira Usina Cultural foi formada a partir do núcleo inicial de Cataguases. A seguir, surgiram as Usinas Culturais de Leopoldina, Muriaé, Manhuaçu, Rio Novo, Nova Friburgo, Ubá e Guarani, além da unidade de João Pessoa.

Em 2000, finalizou o processo de restauração da Chácara Dona Catarina, que, até 2010, funcionou como Museu de Artes Plásticas. No mesmo ano, aconteceu a reforma da Caixa D’água Municipal dando lugar às modernas instalações do Centro das Tradições Mineiras, conhecido como CTM, que foi fundamental no processo de formação de centenas de crianças e jovens artistas e produtores por meio do Projeto “Café com Pão Arte Confusão”.

Em 2001, expande as atividades culturais, no Rio de Janeiro, com a Usina Cultural Nova Friburgo. A Usina Nova Friburgo está localizada no antigo prédio da Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina. Atualmente, possui galerias para exposições de artes, teatro e sala para oficinas de música e produção.

Em 2002, nas instalações do antigo Cine Machado, a FOJB abriu ao público o moderno Centro Cultural Humberto Mauro.

Em 2003, em João Pessoa, na Paraíba, um dos maiores centros culturais do Estado surge no coração da cidade. A Usina Cultural Energisa ocupa um típico galpão industrial do início do século XX, e recebe em seus espaços: shows musicais, artes plásticas, cinema e feiras de economia criativa e sustentável.

Em 2007, no mesmo prédio, onde está o Centro Cultural Humberto Mauro, inaugurou o Memorial Humberto Mauro. A galeria de arte Zequinha Mauro e o cineteatro Paulo Cezar Saraceni também fazem parte do Centro Cultural Humberto Mauro.

Em 2009, na cidade de Leopoldina, Minas Gerais, a FOJB inaugurou a linda Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho. Inspirada na casa do filme “E o Vento Levou de 1939”.

Ao longo de tantas décadas, os pilares da FOJB sempre estiveram bem definidos com a cultura e preservação da memória.  Foi inaugurado, no belíssimo casarão inspirado na Art Nouveau, o Museu da Eletricidade da Companhia Força e Luz Cataguases-Leopoldina, em 1985, atualmente, Museu Energisa.

Com o início das atividades do Instituto Energisa, em 2023, a Fundação Ormeo Junqueira Botelho passou a se dedicar à diversidade e à preservação do patrimônio material e imaterial da Zona da Mata Mineira.

Eduardo Alves Mantovani

Presidente da Fundação Ormeo Junqueira Botelho

Mineiro, natural de Cataguases, Eduardo Alves Mantovani é Diretor Presidente da Energisa Minas Rio, desde novembro de 2015.

Formado em Engenharia Elétrica, pós-graduado e com MBA Executivo, começou sua carreira na antiga Companhia Força e Luz Cataguases-Leopoldina, atual Energisa, em 1978. Com mais de 45 anos no Grupo Energisa, Mantovani acumula experiências em distribuição, transmissão e geração, atuando como Gerente, Assessor de Planejamento, Diretor Técnico e Comercial e Diretor-Presidente da Energisa Sergipe, Diretor Presidente da Energisa Geração e agora da Energisa Minas Rio.

Entre 2011 e 2015, Mantovani assume a Diretoria da Energisa Geração e, posteriormente, passa a ser a Vice-Presidente de Geração do Grupo Energisa liderando a construção de usinas hidrelétricas, eólicas, termelétricas a biomassa e projetos de energia solar do grupo.

Em 2018, o excelente trabalho desenvolvido por Mantovani leva as duas distribuidoras ao patamar de melhores do País recebendo, naquele ano, o Prêmio Abradee. Eduardo Mantovani sempre destacou o orgulho por sua origem e por contribuir com o desenvolvimento do Município da Zona da Mata Mineira e do Estado de Minas Gerais.

Ormeo Junqueira Botelho  (1897-1990)

Mineiro de Leopoldina, formação em Engenharia Civil, ardoroso defensor do meio ambiente e precursor do pensar preservacionista, Dr. Ormeo Junqueira Botelho foi presidente por quase seis décadas da Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina, Minas Gerais. Comandou a Companhia Força e Luz e Cataguazes – Leopoldina por mais de seis décadas, consolidou o fornecimento de energia elétrica na Zona da Mata Mineira.

Dr. Ormeo entendia e compreendia as necessidades regionais e as transformava em oportunidades que valorizavam o potencial da produção e da cultura.

Olhar visionário, sobretudo humano, valorizou a região natal com suas iniciativas empreendedoras representadas pela sua simplicidade e pela magnitude da sua história.

Mantenedora

O Grupo Energisa, em sua trajetória centenária, é o maior grupo privado com capital 100% nacional do setor elétrico brasileiro. Possui ecossistema de soluções energéticas inovadoras e sustentáveis.

Em linha com os objetivos de desenvolvimento sustentável, o Grupo Energisa aproxima das comunidades com incentivo à cultura, à preservação da memória, com fomento à economia criativa que estimula o desenvolvimento socioeconômico da região e com a política consistente de responsabilidade social e ambiental.