Atuação

Proposta Curatorial:

Os Equipamentos Culturais da Fundação Ormeo Junqueira Botelho fomentam a diversidade e preservação do patrimônio material e imaterial da Zona da Mata Mineira com ações e iniciativas que gerem pesquisa e conservação proporcionando experiências diversas com a participação de comunidade para educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimento. Instalados nas cidades de Cataguases e Leopoldina utilizam exposições permanentes e a tecnologia como instrumentos de inclusão sempre salvaguardando o patrimônio material e imaterial da região, oferecendo uma programação majoritariamente gratuita.

Oficina de Artes do Museu da Eletricidade – Cataguases (MG): ofereceu cursos de música, teatro e artes plásticas.

Oficina de Arte-Escola de Música Lila Carneiro Gonçalves – Cataguases (MG): funcionou no equipamento cultural da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, ofereceu cursos de música, danças folclóricas, teatro e artes plásticas.

Restauração da Chácara Dona Catarina – Cataguases (MG): até 2010, funcionou como museu voltado para mostras de artes plásticas. Atualmente, o espaço é utilizado pela Prefeitura de Cataguases.

Centro das Tradições Mineiras – Cataguases (MG): formou centenas de jovens e crianças das comunidades periféricas da cidade em dança, teatro e música, por meio do Projeto Café com Pão Arte ConFusão. Atualmente, o espaço é utilizado pelo Polo Audiovisual da Zona da Mata Mineira.

Monumento a Humberto Mauro – Cataguases (MG): escultura de grandes dimensões realizada pelo renomado artista Amilcar de Castro, instalada na avenida Humberto Mauro, nome da avenida em homenagem ao cineasta.

Escultura Violeta – Cataguases (MG): escultura de Sonia Ebling, escolhida em processo de votação popular promovido pela Fundação Ormeo Junqueira Botelho, localizada na Praça da Chácara Dona Catarina.

CINEPORT: Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa, que teve o objetivo de integrar o mercado cinematográfico e promover filmes realizados em português e dialetos falados nas nações que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Memorial Ataulfo Alves – Miraí (MG): memorial localizado na cidade natal do cantor Ataulfo Alves.

Ver e Fazer – Polo Audiovisual: promove mostra de filmes de conceituados cineastas nacionais e internacionais, o Festival oferece aos jovens estudantes da área audiovisual do Brasil, de Portugal e de nações africanas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa a oportunidade de realização de curta-metragem com a estrutura profissional.

Cineclube Stella Perez Botelho – Cataguases (MG): exibiu de filmes e obras audiovisuais de curta, média e longa-metragem, seguida de debate aberto com as pessoas participantes da sessão e atividades educativas propostas. O projeto foi coordenado pelo Instituto Fábrica do Futuro em parceria com a Fundação Ormeo Junqueira Botelho e a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com patrocínio da Energisa.

Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho – Leopoldina (MG): equipamento cultural da Fundação Ormeo Junqueira Botelho dedicado ao fomento à leitura para população e à preservação da memória do Dr. Ormeo Junqueira Botelho.

Museu Energisa – Cataguases (MG): equipamento cultural da Fundação Ormeo Junqueira Botelho situado no belo casarão de inspiração art nouveau é dedicado à memória da Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina até o atual Grupo Energisa.